Informação sobre bronquite, causas, sintomas e tratamento da bronquite, com diagnóstico de bronquite aguda e crônica. Detalhe sobre a doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) e outras doenças respiratórias, incluindo formas de prevenção.


Causas da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica

Bronquite crônica: O tabagismo é a causa mais comum da bronquite crônica, a qual raramente ocorre entre não fumantes. A poluição ambiental e o tabagismo passivo podem contribuir para o desenvolvimento da bronquite crônica.
Enfisema: O tabagismo contribui para os processos destrutivos que acabam resultando em enfisema. Acredita-se que a enfisema, muitas vezes, seja um efeito tardio da infecção ou irritação crônica dos brônquios.
A finalidade dos pulmões é permitir que oxigênio entre no sangue quando o ar é inspirado e que o gás residual (dióxido de carbono) seja eliminado dos pulmões com a expiração. A Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica interfere nesse processo.
Quando a infecção ou irritação é persistente, ou retorna após um certo tempo, ocorrem a distensão e destruição das paredes dos espaços aéreos do pulmão. Os pulmões como um todo podem vir a expandir-se e tornar-se menos eficientes ao fazer a troca de oxigênio por dióxido de carbono. (É nessa expansão dos pulmões que se encontra a origem da palavra enfisema – em grego enfisema significa “inflação”.)