Informação sobre bronquite, causas, sintomas e tratamento da bronquite, com diagnóstico de bronquite aguda e crônica. Detalhe sobre a doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) e outras doenças respiratórias, incluindo formas de prevenção.


Tratamento da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica

O melhor tratamento para a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica é a prevenção. E prevenção significa não fumar.
Quando a pessoa já tem Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica, parar de fumar não vai curar a doença. A tosse associada à Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (bronquite crônica) irá melhorar dentro de poucas semanas após a interrupção do tabagismo e, geralmente, terá desaparecido por completo dentro de três meses. A pessoa continuará a ter uma obstrução do fluxo respiratório ocasionada pelo inchaço das passagens aéreas ou brônquios. Um médico poderá receitar medicamentos para dilatação dos brônquios, conhecidos como broncodilatadores.
A questão importante de se lembrar é que os pacientes com Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica que continuarem a fumar continuarão a deteriorar rapidamente. Parar de fumar interrompe esse processo de rápida deterioração e pode até mesmo levar a uma ligeira melhora na capacidade da pessoa de levar uma vida normal.
Além de incentivá-los a parar de fumar, muitos médicos prescrevem o seguinte aos seus pacientes diagnosticados com Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica:
  • Antibióticos para infecções pulmonares agudas a fim de prevenir a pneumonia;
  • Vacinações anuais contra gripe e uma vacina contra pneumonia bacteriana pneumocócica (a revacinação contra pneumonia dependerá da idade e estado de saúde da pessoa);
  • Instruções para evitar excesso de pó e de vapores;
  • Prática regular de exercício físico - O médico recomendará o tipo de exercício que for melhor para a condição física geral da pessoa a fim de melhorar a respiração.
Além de ser uma doença geralmente prevenível, a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica é rara entre não fumantes. Nunca é tarde demais para parar de fumar. Um paciente com Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica pode ser tratado com melhores resultados nos estágios iniciais da doença.