Informação sobre bronquite, causas, sintomas e tratamento da bronquite, com diagnóstico de bronquite aguda e crônica. Detalhe sobre a doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) e outras doenças respiratórias, incluindo formas de prevenção.


Tratamento da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica

O melhor tratamento para a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica é a prevenção. E prevenção significa não fumar.
Quando a pessoa já tem Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica, parar de fumar não vai curar a doença. A tosse associada à Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (bronquite crônica) irá melhorar dentro de poucas semanas após a interrupção do tabagismo e, geralmente, terá desaparecido por completo dentro de três meses. A pessoa continuará a ter uma obstrução do fluxo respiratório ocasionada pelo inchaço das passagens aéreas ou brônquios. Um médico poderá receitar medicamentos para dilatação dos brônquios, conhecidos como broncodilatadores.
A questão importante de se lembrar é que os pacientes com Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica que continuarem a fumar continuarão a deteriorar rapidamente. Parar de fumar interrompe esse processo de rápida deterioração e pode até mesmo levar a uma ligeira melhora na capacidade da pessoa de levar uma vida normal.
Além de incentivá-los a parar de fumar, muitos médicos prescrevem o seguinte aos seus pacientes diagnosticados com Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica:
  • Antibióticos para infecções pulmonares agudas a fim de prevenir a pneumonia;
  • Vacinações anuais contra gripe e uma vacina contra pneumonia bacteriana pneumocócica (a revacinação contra pneumonia dependerá da idade e estado de saúde da pessoa);
  • Instruções para evitar excesso de pó e de vapores;
  • Prática regular de exercício físico - O médico recomendará o tipo de exercício que for melhor para a condição física geral da pessoa a fim de melhorar a respiração.
Além de ser uma doença geralmente prevenível, a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica é rara entre não fumantes. Nunca é tarde demais para parar de fumar. Um paciente com Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica pode ser tratado com melhores resultados nos estágios iniciais da doença.
ACOMPANHE OS ARTIGOS DO BLOG NO SEU EMAIL