Informação sobre bronquite, causas, sintomas e tratamento da bronquite, com diagnóstico de bronquite aguda e crônica. Detalhe sobre a doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) e outras doenças respiratórias, incluindo formas de prevenção.


Bronquite, o que é

A bronquite pode fazer com que seu peito doa, podendo ainda perturbar o seu sono. Esta condição geralmente melhora por si em uma ou duas semanas, mas pode ser necessário consultar o seu médico.
Em pessoas que apresentam bronquite, o revestimento das vias aéreas dos pulmões fica inflamado, provocando tosse. Normalmente esta ocorre durante um período máximo de três semanas.
Quase todos os casos de bronquite de curta duração são causados por infecção através de um vírus.
Quando a bronquite se prolonga por mais tempo pode ser causada por outras situações, pelo que o tipo de tratamento terá de ser efetuado de forma diferente.
Diferentes tipos de vírus diferentes podem causar bronquite. Os médicos pensam que os vírus da gripe (influenza) são uma das causas mais comuns. A bronquite muitas vezes tem início a partir de outra doença, como a gripe.
Os vírus do resfriado e da gripe espalham-se facilmente de pessoa para pessoa. Uma vez que o corpo luta contra o vírus, o revestimento das vias aéreas dos pulmões torna-se inflamado, ficando revestido com muco.

Crianças menores de 4 anos de idade e pessoas mais velhas (especialmente se já tiverem outros problemas de saúde, nomeadamente problemas que afetam os pulmões e o coração) têm maior probabilidade de obter bronquite.