Informação sobre bronquite, causas, sintomas e tratamento da bronquite, com diagnóstico de bronquite aguda e crônica. Detalhe sobre a doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) e outras doenças respiratórias, incluindo formas de prevenção.


Bronquite e os seus sintomas

O principal sintoma da bronquite é a tosse. As pessoas afetadas com bronquite podem sentir um mal-estar geral, apresentar uma febre ligeira e ter dores musculares.
Pode ainda ocorrer um “chiado” (um som sibilante que ocorre ao respirar) e sensação de falta de ar quando você faz algo como subir escadas. A tosse constante pode fazer com que o peito doa. Em algumas pessoas o muco surge associado à tosse.
Normalmente as pessoas afetadas com bronquite são capazes de controlar esses sintomas sem ter necessidade de recorrer a um médico, mas deve-se procurar aconselhamento médico sempre que se sinta preocupado com os seus sintomas, ou no caso de ter outros problemas de saúde, principalmente quando tem problemas pulmonares ou cardíacos. Também se deve procurar sempre ajuda médica quando a bronquite atinge crianças.
Alguns sintomas podem significar que você pode ter uma doença mais grave, como pneumonia.
Você deve consultar o seu médico quando:
- Tenha uma temperatura elevada (mais de 38 ° C);
- Se sinta com falta de ar;
- Sinta dores fortes no peito.

Seu médico pode necessitar de uma radiografia de tórax para ver se você tem pneumonia. A pneumonia acontece quando os germes (geralmente bactérias, mas, ocasionalmente, vírus) infetam os pulmões, tornando difícil a respiração.