Informação sobre bronquite, causas, sintomas e tratamento da bronquite, com diagnóstico de bronquite aguda e crônica. Detalhe sobre a doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) e outras doenças respiratórias, incluindo formas de prevenção.


Bronquite e o seu diagnóstico

Na bronquite aguda, a tosse geralmente dura entre 10 a 20 dias. Não existem testes específicos para a bronquite aguda, embora a radiografia de tórax possa ser solicitada se houver suspeita de pneumonia. Os testes podem ser necessários no caso de ocorrer tosse recorrente ou tosse persistente que possa sugerir asma ou bronquite crônica. Tosse por um período de mais de quatro semanas pode ser devida a tosse convulsa.

A bronquite crônica é definida clinicamente como tosse produtiva por pelo menos três meses durante um período de dois anos consecutivos. A bronquite crônica é diagnosticada através de uma história médica completa, incluindo o tabagismo e a inalação de substâncias tóxicas, bem como um exame físico. Os testes podem incluir uma radiografia de tórax, exames de escarro e um teste de espirometria para medir a função pulmonar. Uma parte importante do diagnóstico é distinguir a bronquite crônica de outras doenças pulmonares, como asma crônica e bronquiectasias.