Informação sobre bronquite, causas, sintomas e tratamento da bronquite, com diagnóstico de bronquite aguda e crônica. Detalhe sobre a doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) e outras doenças respiratórias, incluindo formas de prevenção.


Causas, sintomas e tratamento da bronquite

O que é a Bronquite

A bronquite é uma inflamação da mucosa dos brônquios que conectam a traqueia aos pulmões. Quando os brônquios estão inflamados ou infetados, entra menos ar nos pulmões. Como consequência, ocorre muita expelição de escarro ou surge tosse tipo catarro. Diz-se que a bronquite cronica existe quando este tipo de tosse é persistente e quando não há outras doenças subjacentes que possam explicar a sua origem.

Causas da Bronquite

A bronquite cronica não aparece de repente. O primeiro sintoma pode ser uma tosse persistente com catarro, após a cura de um forte resfriado. Se isso não for monitorado, com o passar do tempo, cada vez mais resfriados causam mais danos e subsequentemente a tosse dura mais tempo tornando-se comum.
A bronquite ocorre mais frequentemente durante o inverno, podendo ser causada por bactérias, vírus e especialmente por bactérias, tais como Mycoplasma pneumoniae e Chlamydia.

Sintomas da Bronquite

Os sintomas da bronquite cronica pioram com o aumento das concentrações de dióxido de enxofre e de outros poluentes no ar, e tornam-na ainda pior quando os pacientes fumam. Muitas vezes as pessoas não prestam atenção a bronquite cronica, até que a doença entra num estágio avançado, porque elas acreditam erroneamente que bronquite não é um risco significativo. Quando o paciente finalmente vai ao médico, muitas vezes os seus pulmões já estão gravemente feridos e os riscos de problemas respiratórios graves ou de vir a sofrer de insuficiência cardíaca são altos.

Diagnóstico de Bronquite

A cultura de escarro pode indicar a necessidade de usar antibióticos, quando os sintomas são persistentes ou recorrentes ou quando bronquite é muito grave.

Tratamentos da Bronquite

O principal objetivo do tratamento da bronquite cronica é reduzir a irritação dos brônquios. Para isso pode ser útil usar antibióticos e medicamentos broncodilatadores, que ajudam a relaxar e abrir as vias respiratórias nos pulmões.

Em crianças, a amoxicilina é a droga de escolha habitual. Os antibióticos não são úteis em infecções virais.